Oificina: Inovação e Tecnologias para Aprendizagem

Inovação e Tecnologias para Aprendizagem no Ensino Médio Profissionalizante: Uma estratégia orientada para adolescentes no ensino médio público

  • Existe possiblidade de melhoria do processo de aprendizagem de adolescentes no ensino médio?

Esta Oficina pretende trabalhar com a criação de possibilidades para superação da deficiência formativa de alunos que ingressam no ensino médio, apresentando a Metodologia I.D.E.I.A , que foi desenvolvida exclusivamente para o trabalho com adolescentes integrando técnicas de Desing Thinking, SCRUM, estratégias como Flipped Classroom, Aprendizagem Baseada em Problemas, M-Learning e Gameficação.

Pretende-se demonstrar que é possível repensar o espaço de aprendizagem integrando componentes já presentes nas redes de ensino, como laboratórios e bibliotecas, dotando-os de elementos tecnológicos na área de eletro-eletrônica e informática priorizando elementos de copyleft (domínio público, ou licenças Creative Comons)

Será apresentado aos participantes, por ser uma vivência do método implementado com os alunos dos Cursos Técnicos de Eletrotécnica e Eletrônica do IFAL–Campus Maceió, o caso LabTEC@, que está apresentando bons resultados na melhora do processo de aprendizagem dos mesmos. Trata-se de uma implementação Blended Learning com um ambiente de aprendizagem permeado por novas tecnologias de prototipagem, que integram a função de Laboratório de Experimentação, Biblioteca e Videoteca, mesclando o ambiente físico com o virtual.

  • Como será a Oficina:

Tendo as pessoas envolvidas como preocupação central, a oficina pretende agir intencionalmente para construir soluções inovadoras sobre Ciência, Inovação e Empreendedorismo dentro do Ensino Médio Profissionalizante, baseando-se no método de Desing Thinking para Educadores , além de adotar o método expositivo-dialógico em alguns momentos.

Três momentos distintos do método de Desing Thinking farão parte da oficina, 1 – Descoberta; 2 – Interpretação e 3 – Ideação.

Parte 1: ( 30 minutos) (Descoberta) – Neste momento será realizada uma exposição para contextualizar o tema e o cenário sobre a educação no ensino médio público integrado à formação técnica, e com o método dialógico, será criado um espaço para debate sobre o que foi exposto, construído assim um quadro de percepções para orientar o trabalho.

Parte 2: (1 hora) (Interpretação) Uma segunda exposição apresentará as tendências educacionais para os próximos anos, apresentando também o estudo de caso: LabTEC@ e a metodologia de ensino I.D.E.I.A. com exemplos de inovação em processos de aprendizagem.

Técnicas de Desing Thinking serão utilizadas para tratar aspectos profundamente humanos junto aos participantes, trabalhando a habilidade de ser intuitivo, de interpretar o que se observa e de desenvolver ideias que são emocionalmente significativas para aqueles para quem se está propondo o processo educativo.

Parte 3: (30 minutos) (Ideação) O terceiro e último momento se dará de forma estruturada, propondo um espaço para criação de ideias. Baseado em um cenário previamente construído por um processo de identificação e interpretação, ser construido de forma colaborativa propostas inovadoras para a Inovação e Aprendizagem no Ensino Médio Profissionalizante.

REPLICABILIDADE Toda a tecnologia aplicada na oficina e utilizada nos casos apresentados são de licenças livres, o que não implica em custos elevados com equipamentos e programas proprietários, uma vez que utiliza software livre como Linux e plataformas de hardware de dominio público como Arduino, ou SDK´s como MIT-Inventor. A replicabilidade da oficina e desta experiência fica então garantida, além de permitir desenvolver trabalhos colaborativos com outras instituições de ensino internacionalmente reconhecidas como MIT-Lab.

Veja Convite - Cartaz

cartaz da oficina do CBIE : Inovaçao e Tecnologias para Aprendizagem no Ensino Médio

Descrição OFICINA - CBIE/LACLO 2015
Vizualizações
Oificina: Inovação e Tec...
Ecolabore
Acione aqui para abrir o balão do assistente.